Texto base: João 14.1-7
Ninguém que encontre Jesus continua o mesmo
Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim (Jo 14.6).
Estamos em ano eleitoral. Candidatos desfilam com suas promessas. Mas ninguém se iguala a esta promessa de Cristo:
Eu sou o caminho... Jesus não apenas diz que nos leva a um destino certo, mas se propõe a ser exemplo, modelo de vida. O apóstolo João diz isto assim: "Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou" (1Jo 2.6). Se todas as pessoas andassem no caminho que é Jesus, de quantos presídios necessitaríamos?
... a verdade... Jesus, quando julgado por Pilatos, disse que veio ao mundo a fim de dar testemunho da verdade. Pilatos então fez a clássica pergunta: "Que é a verdade?" (Jo 18.37-38). Não se trata aqui de um assunto para tratados filosóficos, tampouco de uma qualidade pela qual as coisas aparecem tais como são. Jesus não discursou sobre a verdade, simplesmente afirmou que ele é a verdade.
Conceitos éticos e morais não se transmitem facilmente, só com palavras: a vida deve corresponder à verdade que se pretende ensinar. Em Jesus, ela não é algo abstrato, e sim realidade: conduta, procedimento e ensino se integram e se harmonizam. Quem, além de Jesus, viveu o que ensinou?
... e a vida. Em Provérbios 10.17a temos esta afirmação: "Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida". A vida é, sem dúvida, o objetivo de cada ser humano. Todos almejamos viver mais e melhor, por isso não nos conformamos com o sofrimento e muito menos com a morte.
Mesmo as pessoas que não se importam com Deus buscam o bem-estar, mas quando enfrentam situações adversas dizem: "Isto não é vida!" Realmente, a vida fora do caminho, da verdade e de Cristo jamais é vida. É morte. Mas andar no caminho, na verdade e na vida que temos em Jesus, certamente é vida. E vida eterna. - HM
"Ninguém que encontre Jesus continua o mesmo" - Philip Yancey.
Fonte: Transmundial
Nenhum comentário:
Postar um comentário