quarta-feira, 6 de julho de 2011

4 ° passo

Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

Enfrentando a Tristeza Neemias 8.7-10

            A maioria de nós hsita em realizar um inventário pessoal honesto. São inúveras as racionalizações e as desculpas para se evitar esse passo. A razão desse procedimento stá no fato de sabermos que há uma enorme dose de tristeza à nossa espera, e tememos a dor que o enfrentamento da tristezq causará.
             Os exilados judeus que retornaram a Jerusalém após o cativeiro babilônico tinham perdido o contato com Deus. Durante o ecílio,  não tinham recebido o ensino das leis de Deus e, consequentemente, não as praticaram. Após a reconstrução do muro da cidade e do Templo, os sacerdotes congregaram o povo para le o Livro da lei. O povo sentiu-se sobrecarregado de tristeza e começou a chorar porque sua vida estava longe de conformar-se com a Palavra de Deus.

            Os sacerdotes disseram ao povo: “Este dia é sagrado para o SENHOR, nosso Deus, e por isso vocês não devem se lamentar nem chorar. Vão agora para casa e façam uma festa. Repartam a sua comida e o seu vinho com quem não tiver nada preparado. Este dia é sagrado para o nosso Deus; portanto, não fiquem tristes. A alegria que o SENHOR dá fará com que vocês fiquem fortes”(Neemias 8.9-10). Para o dia seguinte, marcaram a Festa das Barracas, uma festa judaica exigida que comemorava o escape dos israelitas da escravidão do Egito e o cuidado proporcionado por Deus enquanto peregrinavam pelo deserto.
            Quando avançamos para enfrentar a dor e a tristeza de realizar um inventário moral, necessitamos da älegria do SENHOR” para nos dar força. Essa alegria vem do reconhecimento, até mesmo da celebração da habilidade de Deus de nos resgatar da esceavidão e cuidar de nós ao traspormos a tristeza e nos dirigir-mos para uma nova forma de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário