terça-feira, 14 de junho de 2011

HOMENS TRANSFORMADOS

Nada é mais importante na vida de um homem do que ser transformado por Deus. Para haver esta transformação ele precisa caminhar com outros homens, ser discipulado, aprender com suas experiências e também, poder compartilhar suas dificuldades e ter alguém para orar com ele.

Um homem que tem amigos que caminham com ele, começa a dar frutos e cumprir o propósito que Deus tem para sua vida. Esse amigo quer ajudar, quer abençoar, pois está sendo abençoado também. Ele não se contenta em ficar sentado em um banco da igreja, ele quer muito mais.

Vejam a história de Jim: Jim e sua esposa mudam para uma nova cidade e logo depois um vizinho o convida para participar de um grupo para homens e estudar a Palavra de Deus. Durante seis meses ele não disse uma palavra, ficou apenas observando. Mais tarde ele disse: “Se o líder do grupo tivesse me pedido para dizer algo eu teria ido embora e não voltaria mais”.
Ele não queria ser pressionado. Um dia no grupo o líder perguntou: “Alguém gostaria de fazer a oração de encerramento?”, Jim falou: “não tenho muita experiência, mas gostaria de experimentar”.

Durante décadas, Jim fechou-se para outras pessoas. Ele foi muito ferido por seus pais. “Eu não tinha amigos e tinha medo de fazer amizades e acabar me machucando de novo. Eu me fechei completamente, era um solitário com um muro me protegendo”. Ele orou, e como Jim orou, Deus tomou conta de seu coração e começou a mudá-lo. Algumas semanas depois, ele perguntou: “Existe algo que eu possa fazer para ajudar por aqui”? Seu líder disse: “Eu preciso de alguém para preparar o material antes da chegada dos outros homens”. “Eu posso fazer isso”, disse Jim. Poucas semanas depois, Jim perguntou: “Existe alguma coisa que eu posso fazer”? Seu líder disse: “Bem, o homem que tem organizado o lanche não pode mais fazer isso. Gostaria de organizar o lanche”? “Eu posso fazer isso”, disse ele. Jim continuou a pedir mais atribuições e foi fiel a cada uma delas.

Um ano depois ele já estava ajudando nos estudos que eram realizados nos grupos. E por mais de 17 anos foi fiel em tudo que fazia. Homens discipulados, homens que sabem que podem contar com amigos, que compartilham suas vitórias, suas derrotas, são homens que vão sendo transformados e com isso querem se envolver, querem compartilhar sua fé com aqueles que não conhecem o Senhor. Eles querem compartilhar como era sua vida antes de Jesus e como é após entregar sua vida a Ele.

Mas Jim não tinha ideia de que Deus logo ia levá-lo a colocar em prática suas novas habilidades. Alguns meses depois, Jim recebeu um telefonema informando que o seu filho estava em um hospital em outro estado e prestes a morrer de AIDS. Ele e sua esposa foram para aquele hospital. Quando chegaram na enfermaria ficaram chocados ao ver o estado que o filho se encontrava, muito magro e totalmente destruído pela enfermidade. 

Jim tinha problemas de relacionamento com seu filho e por muito tempo estavam separados, mas a conversão de Jim começou a mudar esta história. Após recuperar-se do choque de ver o
filho tão debilitado Deus encorajou Jim a dizer a seu filho: “Filho, eu te amo muito”. Mas o filho ficou completamente indiferente à atitude do pai. Durante duas semanas seguintes, todas as manhãs, Jim e sua esposa foram visitar o filho. Cada dia, a primeira coisa que Jim fazia era
dizer a seu filho o quanto ele o amava.

Eles oraram pelo filho, mas ele continuava indiferente, fechado. Jim pediu perdão ao seu filho e mostrou a ele como almejava reconciliar-se com ele. Depois de muitos dias de resistência, a parede de hostilidade começou a desmoronar. Finalmente o filho começou a aceitar o amor do pai e impressionado com a sua atitude pediu perdão à sua mãe. Depois de dez dias, os médicos disseram a Jim e sua esposa que o fim estava próximo. Jim disse ao filho: “Deus te
ama e quer perdoar os seus pecados, basta você pedir a Ele que perdoe seus pecados e pedir a Jesus para ser seu Salvador. Gostaria de fazer isso”? Depois de algum tempo, o filho entregou sua vida ao Senhor, em uma sexta-feira, e faleceu no domingo.

O filho estava salvo, veio a reconciliação e o propósito de Deus se cumpriu. Jim disse mais tarde:

“Levar meu filho para Jesus foi a melhor coisa que já fiz. Estremeço só de pensar o que poderia ter acontecido se não tivesse me mudado para aquela cidade. Através do meu vizinho participei de um grupo para homens, estudei a Bíblia, e aprendi a compartilhar minha fé. Quando olho para trás fica tão claro que Deus tinha um plano. Deus usou o grupo, o discipulado, os amigos e mudou a minha vida. Louvado seja Deus”.

Ser um discípulo de Jesus é a mais alta honra que um homem pode aspirar. Quando Jesus chamou Pedro, Tiago, João e os outros, Ele os chamou para se tornarem o quê? Discípulos. Quando Jesus deixou a terra, suas palavras foram: “Ide e fazei discípulos”. (Mateus 28.19.)

“Um discípulo é chamado a viver ‘em’ Cristo, equipado para viver ‘como’ Cristo e enviado para viver ‘por’ Cristo. Discipulado inclui tanto o momento da salvação e também um processo de santificação. Discípulos são nascidos de novo. Eles têm fé em Jesus. Eles levam uma vida de humildade e arrependimento contínuo. Eles amam a Deus, pois sabem que Ele os amou primeiro. Tornam-se humildes e obedientes. Com todo seu coração se comprometem a seguir a Jesus em qualquer lugar, seja onde for.

Eles permitem que o Espírito Santo transforme o seu caráter, de um caráter corrompido a um caráter santo. Eles levam uma vida poderosa, transformada por Jesus. Como Jim, precisamos de amigos que nos ajudem a crescer espiritualmente, que nos apoiem, nos escutem e em quem possamos prestar contas. Quando somos transformados, queremos nos envolver e cumprir o propósito de Deus.

Fonte: Revista Atos

Nenhum comentário:

Postar um comentário